Solicite sua cotação
Logo | Whare Seguros

Plano de Saúde coletivo por adesão e individual: qual escolher?

23/06/2023
|
3 min.

Para escolher entre o Plano de Saúde coletivo por adesão e o plano individual, é preciso considerar aspectos como elegibilidade (quem pode aderir), abrangência, rede de atendimento, inclusão de dependentes e reajuste. Assim você pode optar por aquele que atende melhor suas necessidades.

É normal surgirem dúvidas na hora de contratar um Plano de Saúde, mas é muito importante que você esclareça cada uma delas para escolher o produto ideal em seu caso. Um dos detalhes importantes que devem ser esclarecidos são as diferenças entre planos, como o coletivo por adesão e o individual.

Essas são duas opções para aqueles que não são atendidos por um plano empresarial. Por isso, conhecer as características desses planos é fundamental para descobrir qual deles atende melhor às suas necessidades.

Neste artigo listamos algumas dessas características para você entender se é melhor escolher o plano de saúde coletivo por adesão ou o plano individual. Continue lendo e confira!

Quem pode aderir a cada um dos planos?

O primeiro detalhe que você precisa considerar na hora de escolher entre o plano coletivo por adesão e o individual é quem pode aderir a cada um deles, ou seja, a elegibilidade determinada pelas Operadoras. No primeiro caso, existem algumas limitações que acabam excluindo certos grupos de pessoas.

O plano coletivo por adesão tem como foco o atendimento de profissionais pertencentes a uma determinada categoria profissional. Ele é voltado para um público muito específico, o que também pode ser determinado pela formação universitária dos beneficiários e o seu ramo de atuação.

Existem planos que atendem administradores, estudantes, médicos, engenheiros, servidores públicos, advogados, entre outros. Quem não tem uma formação universitária ou está associado a entidade de classe não pode ser atendido pelo plano coletivo por adesão.

Nesse caso, a opção de contratação é dos Planos de Saúde individuais. Este sim pode ser contratado por qualquer pessoa, inclusive crianças e idosos.

A abrangência é igual nos dois planos?

Geralmente, os planos de saúde individuais são um pouco mais limitados em relação à abrangência. Eles costumam oferecer somente uma cobertura regional, assim, não garantem suporte para o beneficiário quando ele estiver em outras partes do Brasil.

Já os planos coletivos por adesão oferecem opções de cobertura regional e também há alternativas de abrangência nacional.

Qual é a diferença na rede de atendimento?

Uma das grandes vantagens de optar pelo plano coletivo por adesão é a qualidade da rede de atendimento. Nesse tipo de plano, a rede de hospitais é mais ampla e envolve instituições de grande renome.

Isso nem sempre acontece nos planos de saúde individuais. A rede de atendimento geralmente é mais modesta nesses casos, e pode disponibilizar somente os prestadores da própria operadora de saúde, limitando bastante as opções para o beneficiário.

Como fica a questão dos dependentes?

Se você tem família e deseja que ela seja atendida pelo plano de saúde, então a opção ideal é o plano coletivo por adesão. Isso porque ele permite a inclusão de dependentes, o que já não acontece no plano de saúde individual.

Esse produto, como seu nome indica, foi criado para atender apenas uma pessoa. Sendo assim, não é possível compartilhar o mesmo plano com outros. Cada um precisa fazer o seu próprio contrato, ou então o plano individual é substituído pelo familiar.

Como o reajuste é calculado em cada caso?

Para finalizar, temos a questão do cálculo do reajuste. Nesse aspecto, o plano individual pode levar uma certa vantagem. Isso porque o reajuste é calculado de acordo com aquilo que é estabelecido pela ANS.

No caso do coletivo por adesão, o reajuste vai acompanhar a sinistralidade do grupo ao qual você pertence. Por isso, se ela tiver sido muito alta em um determinado ano, pode ser que o reajuste fique acima do limite que a ANS estabeleceu para planos individuais e familiares. Com base nessas informações, agora vai ficar mais fácil para você decidir se é melhor contratar o plano de saúde coletivo por adesão ou o individual.

Mas se ainda restarem dúvidas, converse com os especialistas da Whare e descubra o que atende melhor às suas necessidades.

imagem de capa para assinatura de pedro oliveira
Pedro Oliveira
Administrador de empresas e corretor de seguros.
Sócio diretor da Whare Consultoria em Planos de Saúde e Benefícios.
Experiência de 17 anos na área de planos de saúde.
Susep 20.2023853.3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios
Descubra se as doenças e lesões preexistentes impedem a contratação do Plano de Saúde e o que acontece nessas situações.
Ler Mais
Veja quais são as principais características do Plano de Saúde coletivo por adesão para conhecer um pouco mais sobre essa alternativa para grupos especiais.
Ler Mais
1 2 3 50
Faça sua cotação aqui!
Aproveite melhores condições ao contratar um plano de saúde de acordo com a sua formação/profissão ou categoria estudantil.
Hospitais de preferência, quanto deseja pagar ao mês, plano de saúde atual (se tiver) e etc.
*A redução de até 40% é com base no histórico de vendas realizadas para clientes com plano vigente há mais de 2 anos.
Plano de saúde empresarial para pequenas e médias empresas de 2 a 199 vidas com o CNPJ ativo. A disponibilidade e as características das redes médicas, preços e/ou benefícios estão sujeitas a alterações e podem variar conforme a operadora de saúde escolhida e as condições contratuais do plano adquirido. A aquisição de um plano de saúde empresarial trata-se de uma nova contratação e não implica na manutenção e/ou continuidade de planos anteriormente contratados. Este material contém informações resumidas, para mais informações sobre cobertura, rede médica, CPT, carência, preço e benefício entre em contato com um consultor.

CNPJ: 32.291.145/0001-85
WhareCorp Consultoria e Corretora de Seguros Ltda 
Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
14:58 | 28/02/2024
Faça sua cotação via WhatsApp!
magnifiercross