O Plano de Saúde individual é uma modalidade contratada diretamente por uma pessoa física, sem vínculo com empresa ou entidade. Ele garante acesso a consultas, exames e internações, conforme o tipo de cobertura contratada. Descubra neste guia completo como escolher o melhor plano de saúde individual, quais são as regras da ANS e veja dicas essenciais para economizar sem abrir mão da qualidade.
O Plano de Saúde individual é uma categoria de convênio médico contratado por uma única pessoa física, ou seja, sem necessidade de vínculo com empresa, sindicato ou associação. Essa é uma excelente alternativa para quem deseja ter acesso facilitado a atendimento médico privado, com a garantia de previsibilidade nos custos e agilidade nos atendimentos.
Existem diferentes tipos de cobertura que podem ser contratadas no Plano de Saúde individual. A segmentação assistencial é o que vai definir quais tipos de serviços médicos e odontológicos o beneficiário terá direito.
Vale ressaltar que essas segmentações trazem coberturas mínimas que são obrigatórias para todos os Planos de Saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regula os planos de saúde e define as seguintes categorias de cobertura:
Ao contratar o plano individual, é possível ter acesso a assistências, como:
É possível contratar as coberturas que melhor atendem ao perfil de cada pessoa e também combinar diferentes tipos de assistência.
Assim, você pode personalizar o seu plano de acordo com os serviços que precisa ou deseja, conforme suas próprias necessidades e perfil, até mesmo os planos para o futuro. Mulheres, por exemplo, que pretendem ter filhos, podem incluir a cobertura obstetrícia.
O tempo de carência é o período em que o contratante do Plano de Saúde não pode utilizar os serviços e assistências contratados. Ele é contado a partir da data de vigência e finaliza conforme a determinação de cada Operadora.
A ANS determina prazos máximos para o tempo de carência, podendo variar de uma Operadora para a outra. Caso o beneficiário tenha Plano de Saúde anterior, é possível reduzir e até mesmo isentar a carência, de acordo com o tempo de permanência e compatibilidade do plano de origem/destino. A carência máxima determinada pela ANS é de:
A vigência do Plano de Saúde individual costuma ser de 12 meses, podendo ser renovado automaticamente ou não pela Operadora, de acordo com as regras contratuais.
Caso haja inadimplência ou suspeita de fraude, a Operadora pode rescindir o contrato do beneficiário.
Optar por um Plano de Saúde individual oferece uma série de benefícios, especialmente para quem busca autonomia e flexibilidade. Entre as principais vantagens estão:
Além disso, alguns produtos incluem coberturas adicionais, como plano odontológico ou cobertura de urgência/emergência fora do local de residência do beneficiário, de acordo com o contrato firmado entre as partes.
Os valores variam conforme:
Para escolher o Plano de Saúde ideal é necessário avaliar as diversas opções de mercado e entender as características de cada uma delas. Conte com o suporte dos especialistas da Whare, para que possa tomar a decisão de forma mais simples:
Conte com a ajuda da Whare, nossa equipe entenderá o que você procura e, entre as opções disponíveis no mercado, apresentará aquelas que melhor se encaixam em seu perfil para que você possa contratar um produto bem alinhado às suas necessidades e expectativas.
Cuidar da sua saúde é muito mais fácil com um Plano de Saúde individual. Veja como é simples contratar e descubra quais são as coberturas ideais para você!
Não, exceto por inadimplência superior a 60 dias ou fraude comprovada, conforme determinação da ANS.
Qualquer pessoa física. A aceitação de menores de idade está sujeita às regras de aceitação de cada uma das Operadoras.
A melhor escolha vai depender das suas necessidades e preferências. Atualmente trabalham nesse mercado empresas como Hapvida NotreDame Intermédica, Prevent Senior, MedSenior, Biovida, Trasmontano, entre outras.
Sim. Diversas operadoras oferecem essa opção, ideal para quem viaja com frequência ou reside em mais de uma cidade.
Planos com cobertura regional, rede referenciada e com coparticipação tendem a ter os menores preços.
Sim, não há restrição de idade para a contratação, porém devem ser observadas as regras de aceitação de cada uma das Operadoras.
Depende da operadora. Algumas permitem a inclusão de cônjuges e filhos, o que transformaria o contrato individual em familiar.
Sim, após 24 meses. Algumas Operadoras oferecem Cobertura Parcial Temporária (CPT) para esses casos.
O parto a termo possui carência máxima de 300 dias, conforme definido pela ANS.
Se você já possui um Plano de Saúde ativo e deseja trocar de operadora, pode solicitar a portabilidade sem cumprir novas carências, desde que atenda aos critérios da ANS.
Agora que você já entende tudo sobre Plano de Saúde individual, que tal comparar as melhores opções do mercado? Acesse o site da Whare e solicite uma simulação.
Aviso Importante: Informações resumidas e sujeitas a alterações sem prévio aviso por parte das Operadoras. Consultar condições vigentes no momento da contratação.