A saúde é um bem que todos nós devemos preservar, e isso pode ser mais fácil por meio da contratação de um Plano de Saúde individual. Com ele é mais simples ter acesso a serviços médicos e tratamentos, a fim de prevenir e tratar problemas e doenças.
O Plano de Saúde individual é um tipo de produto oferecido pelas Operadoras de Saúde para pessoas físicas. Quem contrata tem o direito de utilizar serviços médicos e/ou odontológicos nos estabelecimentos que compõem a rede credenciada do benefício contratado.
Como o nome indica, o Plano de Saúde individual é para uso exclusivo do contratante. Assim, a cobertura envolve apenas o próprio indivíduo e não podem ser incluídos outros beneficiários, o que configura um Plano de Saúde familiar e não existe vínculo com empresas ou entidades de classe, uma vez que não tem um caráter coletivo.
Existem diferentes tipos de cobertura que podem ser contratadas no Plano de Saúde individual. A segmentação assistencial é o que vai definir quais tipos de serviços médicos e odontológicos o beneficiário terá direito.
Vale ressaltar que essas segmentações trazem coberturas mínimas que são obrigatórias para todos os Planos de Saúde, de acordo com as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o chamado Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Ao contratar o plano individual, é possível ter acesso a assistências, como:
É possível contratar as coberturas que melhor atendem ao perfil de cada pessoa e também combinar diferentes tipos de assistência.
Assim, você pode personalizar o seu plano de acordo com os serviços que precisa ou deseja, conforme suas próprias necessidades e perfil, até mesmo os planos para o futuro. Mulheres, por exemplo, que pretendem ter filhos, podem incluir a cobertura obstetrícia.
O tempo de carência é o período em que o contratante do plano de saúde não pode utilizar os serviços e assistências contratados. Ele é contado a partir da data de contratação e finaliza conforme a determinação de cada operadora.
A ANS determina prazos máximos para o tempo de carência, podendo variar de uma Operadora para a outra. Caso o beneficiário tenha Plano de Saúde anterior, é possível reduzir e até mesmo isentar a carência, de acordo com o tempo de permanência e plano de origem/destino. A carência máxima determinada pela ANS é de:
A vigência do Plano de Saúde individual costuma ser de 12 meses, podendo ser renovado automaticamente ou não pela Operadora, de acordo com as regras contratuais.
Caso haja inadimplência ou suspeita de fraude, a Operadora pode rescindir o contrato do beneficiário.
Algumas das vantagens de fazer a contratação de um Plano de Saúde individual são:
Além disso, alguns produtos incluem coberturas com abrangência em todo o território nacional, e no caso dos planos Premium, até mesmo no exterior, o que traz mais segurança caso você precise viajar.
E ainda, é possível fazer a contratação de operadoras que oferecem isenção de pagamento em caso de falecimento do titular, a fim de manter a proteção da família.
Antes de contratar um Plano de Saúde individual, é recomendável que você avalie as diferentes opções ofertadas no mercado, para averiguar qual delas apresenta o melhor custo benefício e pode atender às suas necessidades. Para isso, conte com o suporte dos especialistas da Whare.
Nossa equipe entenderá o que você procura e, entre as opções disponíveis no mercado, apresentará aquelas que melhor se encaixam em seu perfil para que você possa contratar um produto bem alinhado às suas necessidades e expectativas.
Alguns aspectos são muito importantes na hora de escolher o melhor plano de saúde individual, como a área de abrangência, tipo de acomodação, rede credenciada, carências e o valor da mensalidade.
Cuidar da sua saúde é muito mais fácil com um Plano de Saúde individual. Veja como é simples contratar e descubra quais são as coberturas ideais para você!