Ao contratar um Plano de Saúde empresarial, é importante avaliar os aspectos que vão garantir o atendimento adequado às necessidades da sua empresa e equipe, tais como: cobertura, tempo de carência, rede credenciada e política de reembolso.
Oferecer benefícios aos colaboradores da sua empresa é uma estratégia muito importante para atrair e reter talentos, além de ser uma ferramenta que contribui para uma melhor produtividade da empresa. Entre todos os benefícios ofertados pelas organizações, o Plano de Saúde é um dos mais valorizados.
Ao contratar um Plano de Saúde empresarial, o RH deve estar atento às coberturas e características de cada uma das opções disponíveis no mercado, garantindo o acesso aos cuidados de saúde que atendam às necessidades da organização.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar o que o setor de RH das empresas precisa sobre o Plano de Saúde empresarial na hora de escolher um produto. Confira!
Índice
Ao escolher um Plano de Saúde para os colaboradores da sua empresa, é importante entender o perfil daqueles que serão os beneficiários do Plano. As principais informações a serem levadas em consideração são:
Após realizar essa análise, será mais fácil encontrar o Plano de Saúde empresarial ideal.
As Operadoras são as empresas responsáveis pela administração do Plano de Saúde. No momento de escolher uma Operadora, é importante considerar o histórico e a qualidade do serviço prestado por ela aos seus beneficiários. No site da ANS é possível consultar o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS), ferramenta que pontua o desempenho anual de cada uma das Operadoras.
Esse é o primeiro fator que precisa ser observado na hora da contratação de um Plano de Saúde. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é o órgão regulador do mercado de Planos de Saúde no Brasil. É possível consultar as Operadoras que estão devidamente regulamentadas e podem oferecer os seus produtos.
Na ANS também é possível pesquisar sobre as regras básicas para a oferta de serviços de saúde suplementar, verificando se determinado Plano de Saúde oferece os serviços determinados pela ANS.
Ao avaliar a cobertura mínima que os Planos de Saúde oferecem no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS, é importante conferir que todas essas coberturas também estão sendo oferecidas pelo Plano a ser contratado. Além disso, algumas Operadoras oferecem coberturas extra Rol, ou seja, coberturas adicionais que não estão incluídas na listagem mínima da ANS.
Na hora de contratar um Plano de Saúde empresarial, é importante saber quais os serviços mais utilizados pelos colaboradores da sua empresa, a fim de garantir a cobertura necessária para as necessidades dos usuários.
Tempo de carência
Essa é mais uma característica importante que o RH precisa considerar no momento da contratação do Plano de Saúde. O período de carência determina o tempo de espera entre a contratação e a liberação para utilização do plano. O período máximo, determinado pela ANS, é de:
Apesar dessa determinação, algumas Operadoras oferecem condições especiais para contratos empresariais. Para empresas de 2 (duas) a 29 (vinte e nove) vidas, poderá haver redução do período de carência após análise da Operadora, conforme tempo de plano anterior. Em empresas a partir de 30 (trinta) vidas, há isenção total de carências.
Ao escolher um Plano de Saúde, é necessário analisar a rede credenciada disponível e onde estão localizados os beneficiários que irão utilizar o Plano de Saúde. Com a informação correta da rede credenciada e a localização dos beneficiários, há um maior êxito na escolha do Plano de Saúde a ser contratado, garantindo aos colaboradores da empresa, fácil acesso aos prestadores (hospitais, laboratórios e clínicas).
Contar com uma rede credenciada ampla e próxima à localização dos usuários facilita o uso do plano, evitando faltas ao trabalho e estimulando o colaborador a cuidar da sua saúde.
Pode acontecer de um colaborador necessitar dos serviços do plano de saúde quando estiver em uma cidade ou região que não é atendida por aquela operadora. Nesse caso, a política de reembolso é o que vai garantir que não haverá despesas com saúde.
Esse é um fator que precisa ser analisado antes da contratação do serviço. Confira como funciona a política de reembolso daquele plano, se o processo é muito burocrático, como funciona o ressarcimento dos valores e se eles são equivalentes àquilo que é praticado no mercado.
Na hora de contratar um Plano de Saúde empresarial, não se esqueça de que o valor é um aspecto importante, porém não é o único a ser levado em consideração. Analise toda a proposta e os serviços oferecidos e conte com um especialista da Whare para te auxiliar durante esse processo.